• Saiba Mais
  • Saiba Mais

Curiosidades

 

•    Dois dos mais antigos alambiques do Brasil  que ainda continuam em funcionamento estão localizados na estrada real, um em Parati (RJ) e outro na localidade de Coronel Xavier Chaves (MG).



Nos séculos XVII e XVIII, a chamada revolta das pingas foi um dos muitos movimentos nativistas mais interessados em combater a cobrança de impostos do que em lutar pela independência. Ela ocorreu na vila de Pitangui, em Minas Gerais, contra a taxação do comercio da cachaça.

Durante o processo de independência do Brasil a cachaça seria identificada como símbolo da identidade brasileira. Segundo muitos, foi com a cachaça que D. Pedro I brindou a independência.

•    Nos festejos de 500 anos de descobrimento do Brasil, o presidente Fernando Henrique fez um brinde ao presidente de Portugal, apresentando-a como símbolo da alma e da cordialidade brasileiras e encerrou o discurso com as palavras: “Peço a todos que brindem comigo o futuro. E o brinde será com a mais autenticas das bebidas brasileiras: a cachaça”.

•    No Brasil o carvalho é muito utilizado para envelhecer a cachaça mesmo não sendo uma madeira nativa do nosso país.A maior parte dos tonéis de carvalho existentes aqui são provenientes da Escócia, e foram utilizados para o envelhecimento do uísque.    
(Fonte: Cachaça um amor brasileiro, Alessandra Garcia Trindade)

•    A AMPAQ foi à primeira associação de produtores de cachaça a ser fundada no Brasil.

Rua Levindo Lopes, 333 – loja 08 – Funcionários
Belo Horizonte - MG - CEP 30.140-170
Tels:(31) 3442-9181 ou 3072-6373